Vale a pena investir em um curso preparatório para concurso público?

Será que vale a pena investir em um curso preparatório para concurso público? Muitos concurseiros têm essa dúvida, tendo em vista que é necessário fazer um investimento de tempo e dinheiro para contratar e usufruir desse serviço.

A resposta para essa pergunta é bastante simples! O investimento em um curso pode sim fazer a diferença para que você se saia bem em um concurso público. Isso se justifica porque você terá a oportunidade de estudar com materiais de qualidade, ter uma rotina de estudos bem definida e contar com o suporte de professores qualificados.

Porém, é preciso ter cuidado! Não são todos os cursos que têm qualidade, e é por isso que você precisa escolher com critério. A seguir, vamos falar sobre os benefícios desse serviço e os pontos que devem ser avaliados. Acompanhe!

Benefícios de fazer um curso preparatório para concurso público

Veja, a seguir, as principais vantagens que você terá ao fazer um curso preparatório para concurso público. Perceba como a contratação desse serviço poderá ser vantajosa para obter mais êxito na sua carreira!

Estudo focado nos conteúdos do edital

Ao fazer um curso preparatório para concurso público, o conteúdo é totalmente focado no que é cobrado no edital. Você não perderá tempo estudando determinada regra de ortografia ou gramática, por exemplo, se ela não for cobrada na prova.

Quando você pesquisa conteúdos por conta própria, pode acabar selecionando materiais que contenham assuntos que não caem na prova. Isso faz com que você dedique seu tempo para algo que não é prioritário de acordo com seu objetivo.

Estudo de todas as disciplinas cobradas

Além de língua portuguesa e matemática, os concursos públicos geralmente cobram conhecimentos específicos na área para a qual o cargo é destinado. Em alguns casos, também é cobrado conhecimento em legislação, com pontos específicos a serem estudados nas leis.

Em um curso preparatório para concurso público, tudo isso é trabalhado, ou seja, todas as disciplinas são preparadas para que você realmente aprenda os conteúdos.

Melhora no desempenho na prova

Obviamente, o curso preparatório melhora o seu desempenho na prova. Isso porque você terá adquirido conhecimentos, por meio de um bom material didático e suporte de bons professores para esclarecer dúvidas.

No entanto, esse não é o único ponto que faz com que o desempenho seja melhorado. Por ter feito um curso, você se sentirá mais autoconfiante, saberá que tem capacidade para desenvolver a prova, já terá praticado simulados etc. Tudo isso ajuda a combater o nervosismo e garantir o sucesso ao fazer o teste.

Se você tiver a certeza de que está preparado para fazer uma prova, o nervosismo não tomará conta de você. Pelo contrário, você estará apto a realizar a prova com calma, podendo se dedicar plenamente a cada questão. Dessa maneira, as chances de acertar uma boa quantidade de perguntas e conquistar a aprovação serão muito mais altas.

Estudos realizados em qualquer hora e local

Se você optar por um curso na modalidade EAD, poderá se dedicar aos seus estudos em qualquer hora e local. Isso é muito relevante para as pessoas que trabalham e têm outros compromissos que não podem deixar de ser cumpridos.

Ao fazer um curso EAD, você estuda em suas horas livres e até mesmo nos horários ociosos, como percursos feitos no ônibus ou no metrô. Essa é a praticidade que você precisa para se dar bem em um concurso público.

Pontos que devem ser avaliados ao escolher um curso preparatório para concurso público

Como explicamos, é importante que você avalie alguns pontos antes de escolher um curso preparatório para concurso público. Assim, você garante que terá bons resultados e mais chances de conseguir a tão sonhada aprovação.

Observe, na sequência, alguns pontos que devem ser observados ao escolher qual curso preparatório fazer.

Referências

Para saber sobre a qualidade de um curso preparatório, busque por referências de pessoas que já o realizaram. Caso não conheça ninguém que possa dar essas informações, faça algumas buscas na internet.

Visualize as páginas da escola nas redes sociais e veja se há depoimentos de ex-alunos. Essa pesquisa também pode ser realizada no site da instituição.

Aprovações

É claro que nenhum curso terá conquistado 100% das aprovações dos alunos, tendo em vista que existem muitos fatores envolvidos, como o comprometimento de cada pessoa. No entanto, quem contrata um serviço que ajuda a ir bem em um exame provavelmente é uma pessoa dedicada aos estudos e que realmente tem como objetivo o sucesso nas provas, concorda?

Por isso, verifique se a instituição que oferece o curso divulga os índices de aprovações de seus ex-alunos. Se esse número for alto, significa que a preparação foi adequada. Afinal, a maioria das pessoas que estudaram com esse auxílio conquistaram a tão desejada aprovação.

Material

Verifique também a qualidade dos materiais que são oferecidos e de que forma eles são elaborados. Além de livros e apostilas, também é interessante que o curso ofereça materiais multimídia, como áudios e vídeos com aulas, que podem ser acessados ou ouvidos em qualquer local.

Veja também se os conteúdos trabalhados nos materiais condizem com os editais dos concursos, para que os assuntos estudados sejam realmente os que serão cobrados na prova.

Suporte

Outro ponto importante de ser observado é o suporte oferecido aos alunos. Veja se a instituição conta com professores disponíveis para esclarecer dúvidas, mesmo quando o curso é à distância.

Isso é bastante relevante uma vez que que, se você ficar em dúvida sobre qualquer conteúdo e não a esclarecer, isso poderá resultar em questões respondidas de forma errada na prova. Logo, o apoio de professores altamente qualificados e preparados é muito importante.

Agora você já sabe que vale a pena investir em curso preparatório para concurso público e aprendeu como escolher a melhor opção. Caso deseje ingressar na Marinha, você precisa conhecer os cursos oferecidos pelo CEMCOLA.

São cursos completos, com conteúdos e materiais específicos para a prova do CP-CEM.

Clique aqui para conhece-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *